Anúncio foi feito depois de mais uma lei de identidade de gênero aprovada pelo governo
O bilionário Elon Musk anunciou que vai mudar a sede de duas de suas empresas — o Twitter/X e a SpaceX — para o Texas devido a uma nova lei de identidade de gênero na Califórnia. Musk é mais um dos empresários que fazem o movimento de retirada do Estado progressista para um Estado conservador.
A “gota d’água” para Musk retirar mais duas empresas da Califórnia — em 2021, ele levou a Tesla para o Texas — foi uma lei sancionada na segundafeira 15 pelo governador democrata Gavin Newsom que proíbe os distritos escolares da Califórnia de divulgarem informações sobre a orientação sexual ou identidade de gênero dos alunos aos seus pais, visando a evitar a “exposição forçada”.
“O governador da Califórnia acaba de assinar um projeto de lei que causa destruição massiva dos direitos dos pais e coloca as crianças em risco de
danos permanentes”, afirmou Musk.
“Esta é a gota d’água. Por causa dessa lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX vai agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas”, escreveu Musk, no Twitter/X.
Em outra postagem disse que o Twitter/X irá para Austin, onde já está a fábrica da Tesla.
This is the final straw.
— Elon Musk (@elonmusk) July 16, 2024
Because of this law and the many others that preceded it, attacking both families and companies, SpaceX will now move its HQ from Hawthorne, California, to Starbase, Texas. https://t.co/cpWUDgBWFe
Musk já transferiu empresas por discordar de políticas estaduais
Musk afirmou que já havia alertado Newsom há um sobre o impacto de leis desse tipo em famílias e empresa da Califórnia. O gabinete de Newsom não foi encontrado para comentar.
Essa é mais uma medida de Musk para reposicionar uas empresas devido à insatisfação com políticas estaduais. Ele já transferiu a incorporação legal da SpaceX de Delaware para o Texas depois de um tribunal em Delaware anular seu pacote de remuneração recorde da Tesla. Além disso, mudou a sede da Neuralink de Delaware para Nevada. Recentemente, os acionistas da Tesla aprovaram a reincorporação da empresa no Texas.
Musk, que já votou em candidatos democratas, declarou recentemente apoio ao ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) e está se preparando para contribuir com sua campanha presidencial de 2024. Ele deve fazer um investimento mensal de US$ 45 milhões à campanha republicana, segundo o jornal The Wall Street Journal.
Impacto da saída do Twitter/X e da SpaceX
A saída do Twitter/X e da SpaceX representará uma perda significativa para o Vale do Silício, já que o setor de tecnologia enfrenta crescente frustração com a política local, regulamentações restritivas e problemas sociais em cidades como San Francisco e Los Angeles. A taxa de vacância de escritórios na cidade é a mais alta entre as grandes metrópoles dos EUA, de acordo com a CBRE.
Por outro lado, o Texas tem atraído muitas sedes corporativas nos últimos anos devido a impostos mais baixos e menor regulamentação. Desde 2015, cerca de 300 empresas anunciaram a mudança de suas sedes para o Texas, metade delas vinda da Califórnia.
A Revista Oeste utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita
as condições de nossa Política de privacidade
A decisão de Musk foi bem recebida pelos republicanos do Texas. O senador Ted Cruz escreveu no Twitter/X: “Estamos orgulhosos de você chamar o Texas de lar, e o Texas tem orgulho de receber as sedes do X e da SpaceX. Que a liberdade reine.”
O governador Greg Abbott afirmou que a chegada da SpaceX “consolida o Texas como líder na exploração espacial”. A SpaceX já opera lançamentos perto de Brownsville, no sul do Estado, e a plataforma planeja criar uma equipe de confiança e segurança de cem pessoas em Austin.
Postar um comentário