Os Estados Unidos querem construir a primeira estrada que carrega baterias de carros elétricos enquanto eles trafegam. Projeto promete facilitar a transição para veículos elétricos, reduzindo a necessidade de paradas frequentes para recarga.
A estrada começou a ser construída no começo de abril. O projeto é liderado pela Universidade Purdue em parceria com o Departamento de Transportes do estado de Indiana.
A princípio, serão 400 metros na U.S. Route 231 com a tecnologia. Assim, o objetivo é testar até que ponto o sistema funciona para carregar caminhões em condições reais. Se bem-sucedido, o sistema poderá ser expandido para abranger uma gama mais ampla de veículos elétricos.
Como funciona a tecnologia
Os testes devem terminar no próximo ano. O conceito é baseado em um novo tipo de asfalto que contém partículas magnetizadas capazes de transferir energia sem fio para os veículos em movimento.
A matéria desenvolvida para o asfalto especial é projetada para fornecer uma potência mínima de carregamento de 200 kilowatts, o que representa um avanço significativo em relação às tecnologias de carregamento sem fio existentes.
A equipe de engenheiros se focou inicialmente nos veículos pesados, como caminhões. Isso acontece devido ao seu potencial significativo de redução das emissões de gases de efeito estufa.
No entanto, o sucesso deste projeto poderia levar a uma aplicação mais ampla, incluindo carros de passeio e outros veículos leves.
Dessa forma, além de promover a sustentabilidade ambiental, a estrada de carregamento sem fio tem o potencial de aumentar a conveniência para os motoristas de veículos elétricos. Isso pode diminuir a ansiedade de motoristas por estar sempre com “tanque cheio” e também as interrupções de viagem para recargas.

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -