Os cientistas da NASA não esperavam ver o que estava em volta e por cima do recipiente que guarda a amostra de asteroide dentro da cápsula
A NASA completou com sucesso a primeira missão de retorno de amostras de asteroides da agência. Em 24 de setembro, a cápsula de armazenamento da sonda OSIRIS-REx pousou na região desértica ao redor do Campo de Teste e Treinamento Militar de Utah, no oeste dos EUA, contendo fragmentos de Bennu, uma rocha espacial de 525 m de largura rica em carbono.
A espaçonave OSIRIS-REx, da NASA, entregou a cápsula contendo uma amostra do asteroide Bennu à Terra no dia 24 de setembro;
O material está protegido em um recipiente dentro da cápsula;
Quando os cientistas abriram a cápsula para acessar esse recipiente, encontraram “sujeira” em cima dele;
Isso atrasou o processo de retirada do recipiente, mas a NASA vê o “problema” com bons olhos.
O invólucro foi entregue no dia seguinte ao Centro Espacial Johnson (JSC), em Houston, que abriga a maior coleção de astromateriais do mundo. Lá, em um novo laboratório projetado especificamente para a missão OSIRIS-REx, especialistas em curadoria vêm procedendo com a desmontagem meticulosa do Mecanismo de Aquisição de Amostra por Toque e Avanço (TAGSAM) para acessar a amostra. 
Este é um processo longo, lento e delicado, para o qual a equipe passou meses ensaiando. Acontece que, ao abrir a primeira tampa da cápsula (para acessar o TAGSAM), os cientistas se depararam com um problema. Na verdade, nas palavras do vice-líder de curadoria da missão OSIRIS-REx, Christopher Snead, em um comunicado, “o melhor dos problemas”.
Isso porque foi acumulado tanto detrito e poeira entre a tampa e o recipiente que protege a amostra, que a equipe vai levar mais tempo que o previsto para concluir o procedimento – o que não é ruim. “Há muito material abundante fora do TAGSAM que é interessante por si só. É realmente espetacular ter todo esse material lá”, disse Snead.
“A equipe de curadoria de astromateriais em Houston trabalha ao encontrar mais material do que o esperado no recipiente externo, fora do cabeçote de coleta”, diz a postagem do JSC no X (ex-Twitter).


Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -