Em uma noite repleta de homenagens e agradecimentos, o Rotary Club Brasília realizou a transmissão de cargo do novo presidente 2023/2024, na noite dessa quinta-feira (22). A cerimônia empossou o jornalista Toni Duarte, que ficará à frente dos rotarianos da capital federal durante um ano. O bastão foi passado pelo presidente 22/23, Saulo Branquinho.
O governador 2022/2023 do Distrito 4.530, Washington Alkmim esteve presente com sua esposa, a Coordenadora Distrital, Silvanice Alkmim, bem como o governador eleito, José Hilario e a sua esposa Cristiania.
O novo governador, que toma posse no dia 1º de julho, em Palmas, Tocantins, elogiou o presidente com muita satisfação. “O Toni é a pessoa certa para ocupar essa nova gestão. Somos um grupo e aqui é uma corrida de revezamento. Enquanto um trabalha, o outro faz o próximo planejamento para que continue dando tudo certo. Com o novo presidente, não será diferente”, disse Hilario.
Outro destaque foi para a declaração de Helton de Freitas. O Chefe de gabinete do Secretário José Humberto enfatizou que, o que deve ser mantido são os princípios do grupo. “Acredito que, o que deve ser mantido é a vontade de sempre espalhar o bem para as pessoas, pois é servindo que cultivamos a esperança”.
O presidente da Fundação dos Rotarianos de Brasília, Francisco Borges, juntamente com sua esposa Professora Marilene, também prestigiaram o evento.
Em seu pronunciamento, o jornalista Toni Duarte fez questão de demonstrar a satisfação em fazer parte do Rotary, uma das mais importantes organizações do mundo.
“Por esta cadeira, que me sento hoje, como presidente empossado, passaram homens de visão que trouxeram consigo o bom nome e a disposição de bem servir a nossa sociedade”, disse o novo presidente.
Toni ressaltou, logo no início do discurso, que vai  manter o compromisso  de desempenhar o cargo de presidente com ética e justiça e que contará com a ajuda e o apoio de todos os rotarianos, bem como do governador eleito José Hilário.
Como gesto de gratidão, o novo presidente saudou a todos os presentes e declarou seu respeito ao Rotary.
“Não falo apenas por  mim, mas por  todos rotarianos e rotarianas que sabem do valor histórico e social  e do peso da  trajetória de 65 anos de existência do Rotary Club de Brasília”.
O evento memorável contou com a presença de diversas autoridades, que também foram prestigiar à cerimônia de posse do novo presidente.
Para o governador Washington, a gratidão é a coisa mais importante em qualquer setor da vida.
“E quando se fala do Rotary, as pessoas esperam da gente que cuidemos dela, e esse é o nosso compromisso”, destacou Washington.
O governador desejou sucesso na nova fase do RC de Brasília e garantiu que Toni Duarte vai dar continuidade aos projetos sociais que tanto as comunidades carentes precisam.
Para o Senador Izalci Lucas, é de extrema importância manifestar apoio ao novo presidente. “Vejo muita luta nesse Club e para nós é uma honra fazer parte, de alguma forma, desse grupo. O Toni sempre participou de atividades sociais, e sempre demonstrou empenho em tudo o que faz. Tenho certeza que estaremos em boas mãos”, disse o senador.
O deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que esteve presente, enfatizou que o Rotary está em boas mãos, porque sabe das intenções do novo presidente. “Para mim, é uma alegria muito grande estar aqui porque sei da disposição do Toni em ajudar as pessoas. Que seja uma jornada de muito sucesso”, disse o parlamentar.
O presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias, jornalista José Fernando Vilela, esteve na cerimônia, além de amigos, familiares, profissionais da imprensa e autoridades.
No total, são mais de 1,4 milhões de Rotarianos espalhados ao redor do mundo, e mais de 70 Clubes no Distrito 4.530 (TO, GO e DF).