O teste de sangue pode detectar o câncer e também identificar de onde vem o sinal dele no corpo. Foto: Reprodução
Um único exame de sangue chamado Galleri MCED agora pode detectar até 50 tipos diferentes de câncer logo nos estágios iniciais e também identificar de onde vem o sinal dele no corpo. A notícia é boa também porque quanto mais cedo a doença é detectada, maiores são as chances de cura.
O teste foi desenvolvido pela empresa americana de biotecnologia GRAIL.
“Estamos entrando em uma era de capacidade sem precedentes para detectar o câncer em seus estágios iniciais, o que pode ajudar a salvar muitas vidas”, escreveu Munkarah, diretor Clínico da Henry Ford Health, a primeira empresa a receber o teste no estado de Michigan, nos EUA.
O teste
O Galleri MCED foi desenvolvido no estudo chamado PATHFINDER. Ele envolveu 6.662 participantes, todos com mais de 50 anos e, portanto, com risco aumentado de contrair câncer.
Um sinal de câncer foi encontrado em 92 participantes e, destes, 35 foram diagnosticados com 36 tipos diferentes de câncer no total.
Entre os cânceres confirmados, o GRAIL diz que 71% tinham tipos de câncer que não são rastreados rotineiramente, como útero e câncer pancreático.
48% por cento dos cânceres não recorrentes encontrados estavam em estágios iniciais.
A previsão de onde o sinal do câncer estava vindo no corpo foi encontrada com 97% de precisão.
Os resultados do estudo foram apresentados no Congresso da European Society for Medical Oncology 2022 em Paris.
Esperança
A possibilidade de detectar um sinal de câncer por meio de uma única coleta de sangue leva esperança de mais vidas salvas.
O acesso ao teste ajuda os profissionais médicos a confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.
“Infelizmente, o fardo do câncer crescerá com a onda demográfica, pois o risco absoluto de desenvolver qualquer tipo de câncer aumenta à medida que envelhecemos”, disse Josh Ofman, presidente da GRAIL.
“O estudo PATHFINDER é um primeiro passo empolgante para uma mudança fundamental na abordagem do rastreamento do câncer”, concluiu.
Com informações de Click On Detroit
Postar um comentário