Material similar a um papel alumínio foi registrado pelo Perseverance na superfície do planeta vermelho
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) informou nesta semana que seu robô Perseverance descobriu “algo inusitado” na superfície de Marte. Trata-se de um material similar a um papel alumínio.
Os cientistas acreditam que o objeto possa ser parte de uma manta térmica usada para proteger o robô da agência espacial norte-americana antes de seu pouso no planeta vermelho.
Minha equipe detectou algo inesperado”, disse o Twitter dedicado ao Perseverance. “É um pedaço de manta térmica, que eles acreditam que tenha vindo do meu estágio de descida. É, possivelmente, do propulsor movido a foguete que me colocou aqui no dia do pouso, em 2021.”
A manta térmica é um material usado para controlar as extremas temperaturas às quais a nave é submetida — pelo atrito do ar e durante a descida em alta velocidade. Isso serve para proteger os instrumentos.
“É uma surpresa encontrar isso aqui. Meu estágio de descida caiu a cerca de 2 quilômetros de distância. Será que esse pedaço de alumínio pousou aqui logo depois disso, ou foi carregado pelo vento?”, perguntou o perfil da Nasa.
O robô está em busca de sinais de vida em Marte, ainda que seja em atividade microbiana antiga. A Cratera Jezero, que no passado abrigou um lago, é o local com maior probabilidade de guardá-las.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -