O filme Top Gun Maverick vem batendo recordes e recordes de audiência. Tachado pelos críticos wokes como machista, um culto à masculinidade tóxica com aviões que “parecem pênis”, a verdade é que o filme é um alento a quem busca algum resquício de sobriedade na sétima arte.
No filme original Top Gun, lançado em 1986, Tom Cruise usa uma jaqueta como homenagem ao seu falecido pai. As bandeiras são uma referência ao serviço de seu pai no cruzador USS Gaviston clg-3 no Oceano Pacífico. A parte de trás da jaqueta é estampada com “patches”, sobressaindo-se o de uma operação conjunta com Taiwan. Assim, a bandeira da Ilha de Formosa ficava bastante à mostra toda vez que mostrava o ator de costas.
Quando o trailer da sequência foi lançado, em 2019, os fãs notaram que a bandeira de Taiwan havia sumido. No lugar apareciam emblemas que combinavam com os esquemas de cores do original, mas não era mais aquele com a bandeira de Taiwan.
Top Gun Maverick estava originalmente programado para ser lançado em julho de 2019, mas a estreia foi adiada até este ano, por causa da pandemia. Mas, apesar de o trailer censurar os símbolos, parece que o capitão Pete Maverick Mitchell fez aquela linda manobra com seu F-14 e o apontou para a censura chinesa. O filme está em cartaz e Tom Cruise ostentando aquela velha jaqueta, com a bandeira de Taiwan de volta.
Isso mostra uma mudança crucial na postura de Hollywood. Aparentemente os bilhões de dólares do mercado chinês estão sucumbindo ante aos valores morais. O uso da bandeira de Taiwan certamente iria irritar Xi Jinping, mas o filme recém-lançado foi em frente de qualquer maneira. Enquanto os fãs taiwaneses estão animados ao ver sua bandeira restaurada na jaqueta, o Partido Comunista Chinês está furioso.
A China tem a maior bilheteria do mundo. Só no ano passado foram 7,3 bilhões de dólares em vendas de ingressos. Mas o acesso a esse mercado lucrativo nunca foi fácil. Com uma política xenofóbica e extremamente racista, o governo só permite que 34 filmes estrangeiros sejam exibidos nos cinemas chineses por ano. Além disso, agradar os censores de cinema de Pequim é muito difícil. Eles não exibem nenhum filme ou cena que não se alinha com a própria política da China. Nos pôsteres dos filmes, escondem personagens negros ou que podem confrontar os “Pensamentos de Xi Jinping” (entre aspas porque trata-se de matéria obrigatória nas escolas). Ao longo dos anos, os estúdios de Hollywood tentaram arduamente não irritar a China. Removiam cenas e, não raramente, mudavam até o roteiro para jogar pelas regras de Xi Jinping. Desta vez foi diferente.
Top Gun Maverick ainda não foi lançado na China Continental e, ao que parece, não o será. Enfim temos um herói de verdade.
Fonte: Brasil Sem Medo
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -