A Agência Espacial Brasileira e Amazon Web Services (AWS) fecharam um acordo que promete ajudar a alavancar o setor espacial no Brasil.
A parceria, anunciada na quarta-feira 16, já entrou em vigor, mas as medidas práticas ainda demorarão algum tempo a serem implantadas.
Um dos objetivos é ampliar o acesso de startups brasileiras da área espacial às ferramentas da AWS, que incluem processamento de dados obtidos por satélites.
No entanto, ainda não há data prevista para que as empresas iniciantes possam aproveitar os benefícios da parceria.
O governo federal planeja realizar eventos nos próximos meses para atrair projetos que possam ser atendidos.
O acordo também prevê apoios para a criação de programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial no Brasil, novas formas de democratizar o acesso a dados relacionados ao espaço e ajuda técnica para criar um marco regulatório para o setor no Brasil.
O setor espacial deverá movimentar US$ 10 trilhões (R$ 51 trilhões) nos próximos dez anos.
“São recursos vultuosíssimos, e ter um gigante do setor olhando para o Brasil e para nossas startups é tudo que a gente quer”, disse Nestor Forster, embaixador do Brasil nos EUA.
O acordo foi assinado na embaixada brasileira em Washington. O governo brasileiro tem buscado parcerias espaciais com os EUA e integra o projeto Artemis, da Nasa, que prevê enviar uma mulher à Lua.
O governo brasileiro também espera que a parceria ajude a ampliar o uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, para transformar a base em um polo industrial do setor espacial, como São José dos Campos (SP) se tornou um centro dedicado à produção de aviões.
A AWS, setor da Amazon que oferece acesso a servidores em nuvem, entre outros produtos, tem uma divisão dedicada a sistemas usados em lançamentos e operação de satélites e foguetes, e já atuou em parceria com a Nasa e vários fabricantes do setor aeroespacial.
“Este acordo fornece ferramentas, treinamento e educação que ajudarão a garantir que o Brasil continue a ser um líder espacial na América Latina para as próximas gerações”, disse Jeff Kratz, gerente-geral da AWS para o setor público.

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -