A Nasa lançou nesta quarta-feira, 24, uma missão espacial que tem como objetivo colidir com um asteroide.
A sonda Dart foi lançada da Terra e vai se chocar com um asteroide a uma velocidade aproximada de 25 mil quilômetros por hora, o suficiente para alterar a trajetória dele.
A decolagem foi feita por meio de um foguete SpaceX Falcon 9, que partiu da Base da Força Espacial de Vanderberg, na Califórnia, por volta das 3h20 (pelo horário de Brasília).
O alvo da missão é Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos, próximo da Terra. Esta será a primeira demonstração em grande escala do uso desse tipo de tecnologia pela Nasa para defender o planeta de possíveis ameaças externas.
Também será a primeira vez que os humanos tentam alterar diretamente a dinâmica de um corpo dos sistema solar de forma mensurável.
A chegada da missão espacial ao seu destino está programada para setembro de 2022. Segundo a Nasa, o impacto será tão intenso que deve provocar a primeira chuva de meteororos causada pela ação humana.
A agência espacial norte-americana esclareceu ainda que se trata apenas de um teste. De acordo com a Nasa, pelo menos nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar eventuais estragos chegará perto da Terra.

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -