Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram uma semana agitada. Além dos costumeiros experimentos científicos conduzidos em órbita, eles puderam também experimentar tacos com um tempero especial — e espacial. Os tacos foram acompanhados por um molho feito com as primeiras pimentas já cultivadas — e consumidas — no espaço, como parte de um projeto voltado para o entendimento das interações entre plantas e microrganismos em ambientes de microgravidade.
Anteriormente, outras tripulações já cultivaram alface e rabanetes a bordo da estação, mas as pimentas ainda não haviam sido plantadas em órbita. É que há mais dificuldades para cultivá-las no espaço porque elas levam mais tempo para germinar e dar frutos. Além do cultivo, os astronautas puderam também experimentar as pimentas e preencher uma breve pesquisa sobre o sabor delas para trabalhos científicos futuros.
Segundo a NASA, eles colheram as pimentas no dia 29 de outubro nas instalações do estudo Planet Habitat-04. A astronauta Megan McArthur publicou um tuíte onde explicou que, após a colheita, eles experimentaram as pimentas, preencheram a pesquisa e ela fez “os melhores tacos espaciais de todos”, acompanhados por fajitas de carne, tomates reidratados e alcachofras.
O experimento faz parte de um longo trabalho de pesquisa de alimentos para os astronautas que estiverem em missões de duração mais longa além da órbita baixa da Terra, como aquelas futuras missões que ainda serão lançadas a Marte. Mais pimentas poderão ser colhidas durante o início do mês de novembro, quando os astronautas vão coletá-las, higienizá-las, guardar parte delas para o consumo na estação e enviar o restante para análises na Terra.
Fonte: NPR, Space.com, NASA

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -