Os sinais de um planeta transitando fora da nossa galáxia, a Via Láctea, foram detectados pela primeira vez pela Nasa, agência espacial norte-americana. O "exoplaneta" teria o tamanho aproximado de Saturno e orbita na galáxia Messier 51 (M51), também chamada de Galáxia do Rodamoinho, fora do Sistema Solar. A notícia foi divulgada na segunda-feira (25) em um estudo publicado na revista Nature Astronomy.
Segundo a Nasa, exoplanetas são aqueles fora do Sistema Solar. Até então, astrônomos encontraram outros exoplanetas e "candidatos a exoplaneta" dentro da Via Láctea, a menos de cerca de 3 mil anos-luz da Terra.
O exoplaneta em M51, porém, estaria a cerca de 28 milhões de anos-luz de distância — o que significa milhares de vezes mais distante.
O resultado é baseado no acompanhamento de "trânsitos" — eventos em que a passagem de um planeta na frente de uma estrela bloqueia parte da luz do astro e produz uma inclinação característica.
A descoberta foi analisada pelo observatório de raios X Chandra, da agência espacial norte-americana. Embora evidências sobre a existência do planeta foram encontradas, mais dados seriam necessários para a comprovação. Entretanto, o candidato a planeta não cruzará novamente pela órbita do astro pelos próximos 70 anos.
Conforme a Nasa, se o planeta de fato existe, provavelmente teve uma "história tumultuada" e um "passado violento". Um exoplaneta no sistema teria que sobreviver a uma explosão de supernova que criou a estrela de nêutrons ou o buraco negro. O futuro também pode ser perigoso uma vez que, em algum ponto, a estrela que acompanha a órbita também poderia explodir e, consequentemente, explodir o planeta com níveis extremamente altos de radiação.
Fonte: Guachazh