Por Jeff Benício
Falsa polêmica envolvendo Jorge Kajuru explica por que tantos famosos e TVs bajulam o empresário bolsonarista
Quem tem dinheiro, tem poder. De acordo com o mais recente ranking da revista americana ‘Forbes’, Luciano Hang possui patrimônio de 2,7 bilhões de dólares, cerca de R$ 14,5 bilhões.
Por meio de sua rede de lojas, a Havan, o empresário investe milhões de reais em publicidade. Não falta gente de olho nessa verba. “Milhares de pessoas me pedem patrocínio”, afirma.
Em depoimento na CPI da Covid, Hang criticou o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), eleito em 2018 graças à fama como apresentador de TV e radialista. 
“Esses tempos atrás, Kajuru falou: ‘Pô, mas quem é esse Hang?’ Como se ele não me conhecesse... Olha só a cara de pau!”, disparou.
O bilionário disse que, em 2019, o senador fez contato para pedir patrocínio a uma rádio de Goiás onde era comentarista. Kajuru nega.
O parlamentar assegura ter apenas enviado uma mensagem de WhatsApp para assegurar que a emissora era confiável. “Ele (Hang) é um lixo não reciclável”, disse o político, revoltado.
A maneira como Luciano Hang debochou de Kajuru ao vivo na CPI provocou risos no plenário e gerou uma falsa polêmica sobre a solicitação para anunciar na rádio.
Esse episódio serve para ressaltar a influência do famoso varejista, que se transformou em celebridade com a eleição de Jair Bolsonaro.
Apelidado ‘Véio da Havan’ nas redes sociais, ele virou um personagem da crônica política. A popularidade e o poder financeiro o fazem ser bajulado por muitos artistas, jornalistas, donos de empresas de comunicação, marqueteiros e até ministros de Estado.
Nem a Globo o rejeita. Após boicotar o canal da família Marinho por alguns meses, por discordar do jornalismo da casa, Hang voltou a pagar uma bolada para promover a Havan em intervalos da emissora que tanto desagrada a seu amigo Bolsonaro.
Com queda relevante no lucro, a TV líder em audiência – alvo de significativo corte de verbas de propaganda do governo federal – não pode dar-se ao luxo de recusar o dinheiro da Havan.
Do outro lado, Hang sabe do retorno valioso que a Globo garante a seus anunciantes. Nas guerras, os negócios quase sempre falam mais alto do que rivalidades e ideologias.
Fonte: Terra

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -