O artista recebeu quase meio milhão de reais para recriar obras de arte antigas, mas produziu apenas duas telas em branco
Um museu dinamarquês quer que um artista devolva cerca de 534 mil coroas (R$ 450 mil) que ele recebeu em dinheiro para recriar antigas obras de arte usando cédulas. Apesar da encomenda, ele produziu telas em branco com o título "Pegue o dinheiro e fuja".
O artista dinamarquês Jens Haaning recebeu a encomenda do Museu Kunsten. Ele foi convidado a reproduzir duas de suas obras que representam o salário anual na Dinamarca e na Áustria.Depois que o artista embolsou o dinheiro e produziu as telas em branco, a reação do museu até agora tem sido mista.
"Ele mexeu com minha equipe de curadoria e também mexeu comigo um pouco, mas eu também tive que rir porque foi muito engraçado", disse à BBC Lasse Andersson, diretor do museu na cidade de Aalborg.
No entanto, Andersson deixou claro que o dinheiro precisa ser devolvido quando a exposição terminar.
"É o dinheiro do museu e temos um contrato dizendo que o dinheiro estará de volta no dia 16 de janeiro", disse.
Mas Haaning, de 56 anos, prometeu ficar com o dinheiro. "A obra de arte é que eu peguei o dinheiro deles", disse ele ao site dr.dk.
"Estimulo outras pessoas que têm péssimas condições de trabalho como eu a fazer o mesmo", disse ele. Segundo o artista, recriar seus trabalhos anteriores teria lhe custado 25 mil coroas (R$ 21 mil).
Em entrevista à BBC, Andersson refutou a alegação de Haaning de que o museu não o estava pagando de forma justa.
"Acabamos de assinar um acordo com a associação de artistas dinamarquesa que aumenta o valor que os artistas recebem quando estão exibindo", disse ele. "Acho que Jens meio que quebrou o acordo."

Comentários

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -